a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

sábado, 2 de agosto de 2014

The double


Quando escrevi Anima lusa tinha em mente tecer uma metáfora acerca do jugo do ajustamento económico imposto aos países do sul da Europa, pelos tais alienígenas aracnídeos, que falavam um português com um sotaque estranho: os tais ZeckenKöpfen. Estava ciente da ambiência soturna e apocalíptica ao estilo da “Feira dos Imortais” (de Enki Bilal), que imprimi ao conto. Mas só quando vi “Enemy” de Denis Villeneuve, baseado no romance “O homem duplicado” (2002), de José Saramago, é que percebi de onde vinham as raízes das minhas verdadeiras influências.
Não pude deixar de encontrar alguns pontos de ligação entre a Lisboa invadida que concebi e o caos calmo da cidade de Toronto recriada no filme de Villeneuve, ambas dominadas por uma força sub-reptícia, manietadas por uma teia invisível.

SPOILER ALERT:
Na verdade, depois de rever “Enemy”, e de ler algumas críticas sobre este filme, clarificou-se na minha cabeça que é uma obra filogeneticamente enraizada no tema “Invasion of Body Snatchers”, o qual já deu tantas versões e variantes. Parece-me que, sem ter ainda lido “O homem duplicado”, que Javier Gullón (argumentista) e Villeneuve o adaptaram fazendo-o coalescer com a família de temas que nasceram da obra de 1955 de Jack Finney. Mas não tenho a certeza disso, nem nunca terei, e essa é uma parte do charme deste filme, que convém não desmascarar. Está longe de ser um filme perfeito, falha em ter um enredo sólido e uma progressão dramática eficaz, parece que se perde ali no último terço, o protagonista esvazia-se, perde o “drive”, dilui-se na história. Mas é um filme que tem “qualquer coisa”, que de resto é para mim o mais importante que um filme deve ter – essa tal qualquer coisa, o elemento que subjaz para além da história. Algo que nos põe em dúvida, até em causa, e nos faz reflectir acerca daquilo que acabámos de assistir no ecrã.
Seja como for, já tenho mais um livro para ler nas férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário