a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Clara e os queijinhos fresh

Outro empreendimento da prof. de inglês, Clara Zagalo, foi trazer para as aulas cassetes de música.

Para ouvir Pink Floyd? Não. Para ouvir cançonetas didácticas que nos ajudavam a memorizar termos e expressões em inglês. Enfim, quando digo "ajudavam a memorizar", devia antes dizer que nos enfiavam nos ouvidos aqueles jinglezinhos manhosos de que ainda hoje me lembro, quais "otovermes" que se infiltram e já dali não saem nem ninguém os tira.
"Otoverme" é aliás um termo inventado, se não me engano, pelo Miguel Esteves Cardoso, para designar essas músicas irritantes que nos ficam estupidamente no ouvido.

E foi assim que, muito antes do “Friday I’m in love” dos Cure ou do “Seven days” do Sting terem vindo ao mundo, há uma canção que ouvi pela primeira e última vez no 1º ano do ciclo, mas da qual nunca mais me esqueci. O conceito era o mesmo, só que aplicado aos meses do ano.

E a letra, se bem me recordo, era a seguinte:

"January, February, March/

Abril, May/

June, July/

(repetição do verso)

August-September-October/

November, December.

(repetição do verso)"

E tudo isto se repetia umas duas ou três vezes.

Que não me tenha esquecido da letra não é assim tão surpreendente. O problema é que nunca mais me esqueci da melodia. Se é que se pode usar a palavra melodia.

Tenho a sensação de que havia também um jingle mal engendrado acerca dos dias da semana, mas desse, felizmente, não me lembro.

Prefiro ficar-me pelos “Friday I’m in love” ou “Seven days”, que também são “catchy”.

E já é castigo que chegue lembrar-me do “Manic Monday”, das Bangles, invariavelmente a cada segunda-feira.

7 comentários:

  1. Tomá lá o clip para decorares o post

    http://www.youtube.com/watch?v=wbTF4-FbpxA

    ResponderEliminar
  2. LOL
    Muito, muito bom! Boney M... afinal há quem assine aquilo.
    Grandes pérolas que tu descobres.

    ResponderEliminar
  3. Cheio de sorte...Eu ainda tenho cravada na memória uma versão igualmente estúpida mas para decorar os números. E sim, também me lembro da melodia... Oh céus, tanto espaço de disco ocupado com lixo infantil...

    Música maestro!

    "One, little two, little three, little indian! Four, little five, little six, little indian! Seven, little eight, little nine, little indian! Ten little indian girls!"

    E como se não bastasse...continuava...

    "One, little two, little three, little indian! Four, little five, little six, little indian! Seven, little eight, little nine, little indian! Ten little indian boys!"

    AAAAAAHHHHHHHHHH!!

    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Já agora:
    http://www.youtube.com/watch?v=F0SLc8L5yVk&feature=related

    ResponderEliminar
  5. E agora, virando para as aulas de Educação Musical do 1º e 2º ano do ciclo, dois clássicos:

    E po e tai tai e:
    http://www.youtube.com/watch?v=wgJaofBX8-U&feature=related

    Pêra verde:
    http://www.youtube.com/watch?v=zIAtrnbmIUk

    ResponderEliminar
  6. Não se nota nada que estás com laivos de crise de quase meia idade! :p

    ResponderEliminar
  7. "Laivos"? Soa um bocado esquisito... Foi você que inventou agora?

    ResponderEliminar