a-chave-dicotómica

a-chave-dicotómica

sábado, 16 de maio de 2009

O mestre da procrastinação

Há tempos um colega de projecto contou-me uma anedota relacionada com phd's. Foi então que lhe falei de Joge Cham. No mundo de bolseiros de doutoramento, que é já um mundo muito abrangente, Jorge Cham é uma referência incontornável.

Ele sofreu, a bom sofrer, de um mal comum a todos os doutorandos, esse terrível parasita que se infiltra e se apodera dos estados de ânimo de qualquer verde e incauto estudante de doutoramento. Não será o mal-branco que José Saramago designou no seu ensaio sobre a cegueira mas é um mal-fare-niente, a famosa e tão bem retratada por Jorge Cham, procrastinação.

Por vezes, também vemos tudo branco, o futuro, o fim do caminho. E na imensa dificuldade de sairmos do mar espesso da inércia, de enfrentar o gigante monstro que a cada dia se amontoa e se alimenta de todo o tempo que perdemos sem render, sem produzir, sem obter resultados, o que é que fazemos? Jogamos mahjong.

Mas é só um exemplo. Muitas são as fugas possíveis ao inevitável tempo que se encurta e quantidade de trabalho que se adensa. Mas por aqui me fico. O que interessa destacar é que a procrastinação é um mal transversal, um trait universal da classe "phd". Jorge Cham aplicou, e muito bem, os efeitos desse mal-fare-niente a fazer bandas desenhada que hoje têm projecção internacional, dentro da classe "phd" e não só. É que a procrastinação é uma "doença" que pode ser entendida por grande parte das pessoas.

Ironicamente, hoje Jorge Cham é conhecido, não pelo seu percurso científico, mas pela banda desenhada que foi durante anos o escape ao terrível monstro que se acumulava à sua espera, a sua tese de doutoramento. O cartoon que escolhi é apenas um exemplo de muitos.
PS: os blogues podem ser também uma bela fonte de procrastinação....

3 comentários:

  1. Pois podem ser, podem ser...
    Por isso é que o meu anda um deserto, mas às vezes, nem assim.
    Gostei do post. Boa sorte para o phd :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Cainha! Confesso que não visitava o meu próprio blogue há alguns meses, talvez isso queira dizer algo acerca dos meus recentes níveis de procrastinação... ou talvez não. Não sei se também estás (ou já estiveste) a atravessar este mesmo deserto, mas desejo-te igualmente boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  3. Gaita! Eu que estava "limpa" há tantos meses e tinhas que me lembrar dessa tentação do demónio - o mahjong! Grrr... Agora, por tua culpa, lá vou ter que ir procrastinar um bocado até dar conta de uma pirâmide. Piri mau! Logo hoje que estava a ver que escrevia metade da tese de uma assentada. :p

    ResponderEliminar